Como dirigir sua van na neve

Em muitos países, muitos motoristas perdem todo o senso de sensibilidade quando um pouco de mau tempo atinge. À medida que o tráfego para completamente em todo o país, pode quase parecer que as pessoas esqueceram como dirigir. A neve geralmente é a pior para isso. Mas graças ao nosso guia prático, dirigir sua van com segurança em condições de neve e gelo não precisa ser tão assustador quanto muitos motoristas parecem pensar.
Não me fale sobre viagens essenciais
Na era pós-pandemia, a maioria de nós está cansada de ouvir as palavras ‘essencial’ e ‘viagem’ juntas. É por isso que as separamos aqui. Mas, dado que as condições de neve podem ser traiçoeiras, vale a pena perguntar a si mesmo se sua viagem realmente é essencial antes de partir. Se não, que tal adiá-la até que as estradas estejam limpas? Acenda uma lareira, coloque uma música e relaxe no calor e segurança de sua própria casa. No entanto, se sua viagem para o desconhecido for realmente necessária, há algumas coisas a ter em mente para garantir que você fique seguro.
Não adianta deixar um dragão vivo fora de seus cálculos, se você mora perto de um
Ok, então J.R.R. Tolkien estava literalmente falando sobre dragões neste trecho de O Hobbit. Mas seu princípio de planejamento é válido. Se você sabe que está prestes a dirigir sua van na neve, então considere a neve como parte de sua jornada. Dê a si mesmo bastante tempo para ir de A a B de maneira constante e segura.
Esteja ciente de que acidentes e, portanto, atrasos são mais prováveis em mau tempo, especialmente se uma carga de neve acabou de ser despejada na área. Ou se ainda está nevando e a visibilidade está prejudicada. Use um GPS para planejar uma boa rota que siga pelas estradas principais, que são mais propensas a estarem devidamente salgadas. Isso também pode ajudá-lo a ter uma ideia clara de quanto tempo você precisará para sua viagem.
Verifique agora, meu irmão de alma funk
Antes de pular para trás do volante de sua van, há algumas verificações básicas que você deve fazer para se preparar para uma viagem segura.
Verifique a profundidade do sulco dos pneus, certifique-se de que as pressões estão corretas e dê uma rápida olhada no nível de coisas como o fluido do limpador e o óleo. Certifique-se de que todas as suas luzes estão funcionando corretamente, incluindo os freios e os indicadores, e reserve um tempo para colocar alguns itens essenciais à prova de inverno, como um colete de alta visibilidade ou alguns sacos em sua van. Você descobrirá por que mais tarde.
Peek-a-boo
Pode parecer óbvio que você deve limpar a neve e o gelo do para-brisa antes de partir. Mas todos nós já vimos pessoas dirigindo em um dia frio espiando por um pequeno buraco, enquanto esperam que seus aquecedores descongelem o resto do vidro. Não seja uma dessas pessoas.
Caindo no primeiro obstáculo
Decidiu ir em frente? Mas você consegue tirar sua van do lugar em primeiro lugar? Se houver uma boa cobertura da coisa branca fofa que geralmente amamos tanto, você pode não conseguir sair de sua garagem ou da rua, com colinas e até mesmo pequenas inclinações sendo o inimigo de muitos aspirantes a aventureiros. Ou aventureiros, talvez?
Abasteça seus sonhos
Sir Edmund Hillary, coma seu coração. Você fez suas verificações. Você fez um plano. E agora você parte para a estrada e uma cena semelhante à terra mágica de Nárnia o cumprimenta. Pode ser fácil esquecer as coisas simples, como ter um tanque cheio de combustível.
Condições de inverno podem drenar seu tanque mais rapidamente, mas ter bastante combustível em reserva pode ser crucial. Por quê? Digamos que você fique preso em algum lugar e precise ficar em sua van com o motor ligado e o aquecedor ligado. Além disso, um tanque cheio de combustível pode proteger certas partes de sua van, como as linhas de combustível e a bomba. Sonhador.
Você está me deixando louco com a tração traseira
Não há como negar – vans com tração traseira não são ótimas na neve em comparação com as de tração dianteira e integral. Não há muito o que você possa fazer sobre isso se sua van for RWD, exceto evitar comprar ou alugar uma. Se for tarde demais para isso, você pode achar dirigir na neve e no gelo muito mais difícil em comparação com outros veículos, então tenha isso em mente ao decidir sobre a importância de sua viagem.
Os altos e os baixos
Independentemente de para quais rodas a potência de sua van é entregue, há um princípio importante a ter em mente ao dirigir na neve e no gelo. Repita isso em sua cabeça algumas vezes – marcha alta, rotações baixas; marcha alta, rotações baixas; marcha alta, rotações baixas. Engate a marcha mais alta que puder para manter as rotações baixas. Isso ajudará a evitar derrapagens. Marcha alta, rotações baixas.
Não pare até ter o suficiente
As distâncias de parada aumentam muito quando está nevando e com gelo. Na verdade, pode levar até 10 vezes mais para parar em uma estrada com gelo em comparação com uma seca. Dê a si mesmo muito mais tempo para frear em curvas e cruzamentos e mantenha distância ao seguir outros veículos.
A melhor dica que podemos dar é deixar um espaço de 20 segundos para o carro à sua frente, dando-lhe bastante tempo para reagir se algo acontecer mais à frente na estrada.
Modere sua necessidade de velocidade
Considerando tudo o que foi dito acima, é lógico que você deve observar sua velocidade. Nunca há prêmios por dirigir rapidamente em vias públicas, e isso é especialmente verdadeiro quando as estradas estão escorregadias devido à neve e ao gelo. Dirija de forma constante, suave e com uma velocidade reduzida que leve em conta as condições.
Evite marcas de derrapagem
Manter a música baixa pode ser uma boa maneira de ouvir possíveis derrapagens. Você ouvirá o som da neve mais facilmente, enquanto um silêncio repentino pode significar que você atingiu uma camada de gelo. Se isso acontecer, tire o pé do acelerador e permita que a velocidade de sua van diminua gradualmente. Frear bruscamente fará você derrapar mais e potencialmente girar. Se isso acontecer, vire na direção da derrapagem o mais calmamente possível, dando à sua van a chance de se endireitar.
Cuide da sua carga
Se você for carregar ou descarregar sua van quando parar, isso também pode levar mais tempo. Neve e gelo são obviamente perigosos se você estiver carregando coisas pesadas, enquanto itens valiosos ou elétricos não gostarão de um pouco de neve no caminho para dentro ou fora de sua van.
Sou um motorista de van… tire-me daqui!
Apesar de todos os seus melhores esforços, planejamento sábio e direção cuidadosa, uma nevasca repentina atinge e você fica preso na neve.
Endireite o volante, saia da cabine e limpe qualquer neve das rodas. Vestindo seu elegante colete de alta visibilidade, pegue seus sacos pré-embalados e coloque-os sob as rodas para obter aderência. Se isso não resolver, pode ser hora de ligar para o serviço de reboque.
Para mais dicas essenciais de direção segura de vans, leia nossos guias sobre dirigir no escuro, estacionar sua van e se manter seguro em ventos fortes.