Peças verdes: dados sustentáveis

Nov 2021
Completando o círculo: bom para o fornecimento de veículos e bom para o meio ambiente
Muito se fala atualmente sobre os desafios no fornecimento de novos veículos e peças, e o efeito cascata que estão tendo no mercado automotivo global. E o setor de seguros não é exceção. Atrasos e escassez de peças estão adicionando dias e semanas aos prazos de reparo e aumentando custos adicionais na reivindicação, à medida que os clientes mantêm veículos de substituição por mais tempo. A disponibilidade de veículos de substituição também está sendo prejudicada pela desaceleração no fornecimento de novos veículos, com as classificações de satisfação do cliente sendo afetadas como resultado.
Infelizmente, não há uma única – ou simples – solução para os desafios atuais. Mas há algumas medidas que as empresas na cadeia de suprimentos podem tomar para ajudar as seguradoras a reduzir o impacto geral na experiência do cliente. E pode haver um benefício ambiental também.
A necessidade é a mãe da invenção
Agora é a hora da invenção e reinvenção; a necessidade é clara. E a inovação projetada para resolver um problema de fornecimento de curto prazo pode ter consequências positivas de longo prazo bastante significativas. Por exemplo, o uso de peças verdes por empresas na cadeia de suprimentos vai ao cerne da questão dos problemas atuais de fornecimento de peças.
Na Europcar, temos trabalhado com um especialista em peças verdes há vários anos para reciclar e reutilizar peças não danificadas e reutilizáveis de veículos fora de uso e sinistrados de nossa frota. Estas são rotineiramente recuperadas durante o processo de desmontagem e reciclagem e, com os testes rigorosos e garantias já exigidos do setor de peças verdes, isso significa que temos um estoque de peças para atender aos requisitos de reparo de nossa própria frota, em vez de esperar por novos suprimentos de fabricantes já sobrecarregados.
Para as seguradoras, o benefício imediato para o cliente é claro. A disponibilidade de veículos de substituição pode ser mantida. E isso significa que há uma vantagem de custo também – as reivindicações podem ser encerradas mais rapidamente do que se o fornecimento de veículos de substituição for prejudicado pelas condições atuais do mercado. Mas há outro benefício em trabalhar com fornecedores que adotam uma ética de reciclagem e reutilização. E essa é a vantagem ‘verde’.
Há mais de dois anos, um estudo da Futerra 1 relatou que os consumidores querem ver as marcas com as quais se envolvem tomarem as ações corretas para melhorar sua pegada ambiental e social. Surpreendentemente, o estudo descobriu que aquelas marcas que não demonstram suas ações sustentáveis estão em perigo de desapontar 88% de seus clientes. Com a maior consciência social que vimos nos últimos dois anos, imagine como esse número pode ser agora.
Trabalhar com parceiros da cadeia de suprimentos que ajudam uma marca a cumprir sua promessa de Meio Ambiente, Social e Governança não é mais um ‘agradável de ter’, mas uma necessidade.
James Roberts, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Seguros, Europcar Mobility Group UK
1. https://www.forbes.com/sites/solitairetownsend/2018/11/21/consumers-want-you-to-help-them-make-a-
difference/?sh=910e94a69547