Aproveitando avanços tecnológicos para melhorar sinistros clientes

março de 2021
muito tempo é gasto debatendo como a experiência do cliente de seguro automóvel pode ser melhorada – desde o primeiro ponto de contato na aquisição até as reivindicações e, claro, crucialmente além, na retenção. mas é a experiência de sinistros que ainda permanece o grande foco, com considerável inovação nos últimos anos ajudando as seguradoras a, metaforicamente, abraçar seus clientes desde a primeira notificação – ou até mesmo antes, no caso de telemática que pode sinalizar quando um veículo esteve envolvido em um evento de alto impacto.
uma vez recebida a chamada inicial, a próxima coisa que uma seguradora quer fazer é colocar seu cliente em movimento, seja para voltar para casa ou continuar sua jornada, com segurança. e, como o aluguel de carros desempenha um papel fundamental nesse processo, é vital que as seguradoras tenham a confiança de que, ao entregar seu cliente a um fornecedor externo, a experiência positiva do cliente não seja prejudicada.
o investimento feito por provedores de aluguel de carros como a europcar está focado em garantir que isso não aconteça, melhorando a experiência do cliente, bem como tornando o processo de sinistros mais simples e rápido.
uma vez em um veículo de substituição, o uso de aplicativos móveis personalizados, telemática e tecnologia de câmera de vídeo no painel pode dar aos clientes das seguradoras confiança adicional de que quaisquer cobranças adicionais são genuínas.
historicamente, especificar qualquer dano a um veículo, seja no início ou no final de um aluguel, era anotado manualmente no contrato de aluguel. mas a nova tecnologia agora está permitindo a criação de conjuntos de dados melhores. aplicativos móveis no ponto de entrega registram a condição de um veículo com imagens digitais. estas podem então ser anotadas para fornecer detalhes precisos sobre a condição exata do veículo.
o uso de telemática e câmeras no painel em veículos de aluguel também está reduzindo a incerteza e ajudando a melhorar a experiência do cliente. além disso, a tecnologia permite que os veículos sejam geocercados, de modo que, se os termos da cobertura de seguro significarem que um carro de substituição não pode sair do país, um alerta será acionado se o veículo se aproximar de um porto ou fronteira. um alerta também pode ser enviado com base na hora do dia em que o veículo está sendo conduzido, o que é valioso para seguradoras que têm apólices com toque de recolher.
para seguradoras que, por necessidade, se concentram nos custos de sinistros e gastos com indenizações, o acesso à mais recente tecnologia de carros conectados em veículos de aluguel é um passo crucial para mitigar e gerenciar seus custos de sinistros.
james roberts, diretor de desenvolvimento de negócios – seguros
europcar mobility group uk