Cuidado com os pontos cegos: dicas para dirigir com segurança

Cuidado com os pontos cegos: dicas para dirigir com segurança

28.02.2022

6 min. para ler

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Dizem que o amor é cego. E isso pode ser uma coisa ótima no campo do romance. Mas pontos cegos e direção? Eles não são tão bons assim. E podem ser ainda mais incômodos quando se trata de dirigir uma van. Aqui, damos uma olhada no que são os pontos cegos e como você pode vencê-los.

O que é um ponto cego afinal?

Um ponto cego é qualquer parte da estrada que você não consegue ver ao olhar pelo para-brisa ou usando os espelhos retrovisores e laterais. A maioria dos veículos padrão tem dois pontos cegos – um de cada lado. Eles também podem ser causados pelos pilares que separam as janelas ou por painéis que substituem o vidro completamente.

Qual é o alvoroço todo?

Se todo mundo tem dois deles ao dirigir, você pode pensar que não são um grande problema. Au contraire. Pontos cegos são um verdadeiro incômodo. Por quê? Porque eles são um problema do tipo “faça o que está escrito na lata”. Uma lacuna no seu campo de visão pode ser suficiente para deixá-lo incapaz de ver um ciclista, pedestre, motocicleta, carro ou até mesmo outra van. Isso pode ser extremamente perigoso, especialmente ao dirigir em alta velocidade na rodovia. Ou mesmo em velocidades baixas, onde pedestres estão envolvidos.

Problemas com vans?

De acordo com o AA (jornal), problemas com pontos cegos causam mais de 1.000 acidentes a cada ano no Reino Unido. Então, se você está dirigindo uma van pela primeira vez, vai querer ter cuidado extra. Mesmo se você for um profissional experiente ao volante de uma van, eles ainda podem representar um desafio – especialmente se você também dirige um carro regularmente. Alternar entre diferentes veículos pode, às vezes, exigir um pouco de adaptação.

As vans geralmente não têm espelho retrovisor, pois não há janela traseira para ver. Isso reduz significativamente a visibilidade. Além disso, a maioria das vans não tem janelas na parte de trás, com painéis de aço no lugar do vidro que você normalmente encontra em carros. Você não poderá virar a cabeça para verificar tanto do seu ponto cego, novamente prejudicando a visibilidade. E quanto maior for sua van, mais provável é que outros veículos seguindo de perto atrás de você possam estar parcialmente ou até completamente obscurecidos.

A dica, o topo, a dica, o topo – as melhores dicas

Prometemos a você nossas melhores dicas para dirigir com segurança, e aqui estão elas. Siga nossas regras de ouro para estar ciente dos pontos cegos na sua van, e a única coisa em que você vai esbarrar é na dança – não nos seus colegas motoristas.

1. Ajuste seus espelhos

Para ajudar com a falta de uma janela traseira, os espelhos laterais nas vans geralmente são muito maiores do que os que você encontra em carros. Você ainda precisará ajustá-los quando entrar na cabine. Antes de partir, certifique-se de que você tem a melhor visão possível dos seus espelhos laterais.

2. Uma passarela de van, você diz?

Outra coisa que você pode fazer antes de começar sua viagem é pedir a alguém para dar uma volta ao redor da sua van enquanto você os observa nos espelhos. Pode ser um amigo, alguém de quem você está alugando a van ou apenas um estranho de bom coração. De qualquer forma, tente manter uma boa visão desse espécime gentil enquanto ele desfila ao redor da sua van. Se você os perder nos espelhos, ajuste-os de acordo.

3. Instale espelhos de ponto cego

É lei na UE que caminhões tenham espelhos de ponto cego instalados. Isso não é o caso com vans, mas muitas vêm equipadas com eles de qualquer forma. Estes são os pequenos espelhos que você pode ver dentro do espelho normal, geralmente no canto inferior mais distante do carro. Eles certamente podem ser uma grande ajuda na redução do tamanho dos seus pontos cegos.

Se você possui ou aluga uma van sem essas ferramentas úteis, considere instalá-las para dar uma mãozinha. Apenas verifique com a empresa de aluguel antes de colar peças em uma van alugada.

4. Ou câmeras traseiras

Uma alternativa de alta tecnologia aos espelhos de ponto cego é instalar câmeras traseiras. Naturalmente mais caras, um gadget como este pode, no entanto, provar seu valor em ouro se você for um motorista regular de van que faz muitas manobras de ré, especialmente em espaços apertados.

5. Estacione com sensores

Sensores de estacionamento tornaram-se cada vez mais comuns nos últimos anos. Na verdade, muitas pessoas têm tanta confiança nesses auxílios de direção muitas vezes inestimáveis que nem se preocupam em olhar nos espelhos traseiros ao dar ré. Embora isso não seja aconselhável, instalar sensores na parte traseira da sua van certamente é. Você pode até tê-los na frente para reduzir ainda mais o risco de qualquer contratempo.

6. Não fique irritado

Dar ré pode ser complicado em uma van se você não estiver acostumado a dirigir uma. Então, pergunte a si mesmo se pode evitar dar ré quando estiver prestes a parar e estacionar. Pode ser possível entrar e sair de uma vaga de estacionamento, por exemplo. Se dar ré for absolutamente necessário, você sempre pode sair e dar uma olhada no terreno primeiro.

7. Pense em bicicletas

Seja movida a pedal ou motorizada, as bicicletas podem ser realmente difíceis de ver no seu ponto cego. Muitos motoristas admitem livremente ter dificuldade em ver ciclistas, o que é um verdadeiro problema para um grupo de usuários vulneráveis da estrada. Estar ciente da possibilidade de haver bicicletas no seu ponto cego pode ajudar a reduzir suas chances de se envolver em um acidente, especialmente ao dirigir na rodovia ou em tráfego intenso. Assim como nossa próxima dica.

8. Use. Seus. Indicadores.

Por que carros e vans têm indicadores? Para mostrar às pessoas para onde você está indo. Por que as pessoas não os usam? Porque são preguiçosas. Infelizmente, ser preguiçoso ao dirigir pode ser realmente perigoso, tanto para você quanto para os outros. Usar seus indicadores é uma maneira de avisar os outros sobre o que você está prestes a fazer, o que pode dar a eles a chance de reagir se estiverem no seu ponto cego onde você não os viu. Você ainda pode cometer um erro e avançar sobre eles, mas não vai agravar isso com um segundo erro de não sinalizar. Você nunca sabe, um erro e um acerto podem salvar uma vida.

 

Dirigir uma van com segurança? Você consegue!

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