Como resolver o superaquecimento do motor da sua van?

Resumo
- 1. Por que meu motor está superaquecendo?
- 2. Você precisa de refrigeração
- 3. Você não tem ventilador
- 4. Não é legal quando está bloqueado
- 5. O termostato é o caminho, uh-huh, uh-huh, eu gosto
- 6. Ninguém gosta de uma bomba ruim
- 7. A cabeça foi embora
- 8. Tem certeza de que é o motor?
- 9. A prevenção é melhor que a cura
O que é aquilo que vem sobre a colina, é um monstro? Não, é uma van superaquecida. O que pode ser bastante monstruoso – e assustador se você não souber o que está acontecendo. Ver uma carga de vapor subindo do seu capô é realmente assustador, então é uma boa ideia se familiarizar com o que poderia estar errado. Saber o que poderia estar acontecendo antecipadamente é ótimo e pode até ajudar a manter o assustador bicho-papão de vapor afastado.
Por que meu motor está superaquecendo?
Se o seu motor está ficando quente sob a gola, pode ser por várias razões. Pode ser tão simples quanto as temperaturas altas não colaborando, mas também pode ser um sinal de um problema sério com a sua van. Continue lendo para obter mais informações sobre o que pode estar acontecendo e como você pode resolver o problema.
Você precisa de refrigeração
Querida, eu não estou brincando, você pode precisar apenas voltar a estudar e dar muito amor ao seu sistema de refrigeração. Seu motor usa líquido de arrefecimento para regular sua temperatura, que precisa estar no nível certo para operar sob a pressão correta. Para verificar isso, você precisa desligar o motor, deixá-lo esfriar um pouco e verificar o nível removendo a tampa do radiador. Você deve sentir uma leve liberação de pressão, enquanto o fluido deve estar dentro dos parâmetros do medidor. Fácil.
Você não tem ventilador
Se o ventilador de refrigeração da sua van falhar, o motor não tem meios de manter-se em uma temperatura constante ao viajar em baixas velocidades. Você pode girar o ventilador manualmente para verificar como ele está se movendo. Se houver muita resistência ou você ouvir alguns ruídos desagradáveis, provavelmente está quebrado e precisa ser substituído.

Não é legal quando está bloqueado
Radiadores bloqueados podem ser causados por coisas externas como sujeira e detritos se infiltrando. Isso impede que seu radiador tenha um bom fluxo de ar. Também pode estar bloqueado internamente, o que você pode conseguir ver removendo a tampa do radiador e iluminando com uma lanterna. Sem desculpas aqui, todos temos uma lanterna em nossos celulares nos dias de hoje. Seu radiador também pode estar bloqueado devido a vazamento de líquido de arrefecimento, então você terá que resolver isso para fazer as coisas funcionarem perfeitamente novamente.
O termostato é o caminho, uh-huh, uh-huh, eu gosto
Uh-huh, uh-huh. Tente cantar isso sem terminar. De qualquer forma, seu motor depende de um termostato para operar na temperatura correta. Se ele estiver preso, o motor pensará que já está frio o suficiente, então você não terá líquido de arrefecimento suficiente passando pelo radiador. Um sinal revelador de um termostato ruim é ouvir um som de batida, que ocorre quando o líquido de arrefecimento quente e frio se choca no radiador. Isso geralmente acontece dentro de 20 minutos após ligar o motor.
Ninguém gosta de uma bomba ruim
O líquido de arrefecimento é empurrado através do seu motor e radiador por uma bomba. A parte rotativa disso pode falhar com o tempo, enquanto suas vedações também podem vazar. Isso causa um ruído de chiado ou moagem, e ambos os problemas significam que você terá que substituir a bomba.

A cabeça foi embora
Bombas ruins podem fazer você perder a cabeça, mas provavelmente não tanto quanto se você estourar a junta da cabeça. Este é um problema comum quando se trata de motores superaquecidos, quebrando o selo apertado entre a cabeça do cilindro da sua van e o bloco de combustão. Parece um pouco técnico? Não se preocupe, é bastante óbvio quando a junta está danificada, especialmente para o olho treinado. Ruídos estranhos são um sinal que você pode perceber por si mesmo, mas infelizmente, reparar juntas de cabeça pode ficar caro e só pode ser feito um certo número de vezes.
Tem certeza de que é o motor?
Às vezes, podemos ser condicionados a pensar o pior quando as coisas dão errado com nosso veículo. Ver vapor subir de baixo do capô pode rapidamente fazer alguns de nós ficarem furiosos também. No entanto, pode não necessariamente ser o seu motor que deu problema. Pode ser algo como um amortecedor vazando fluido hidráulico nos seus freios, o que deve ser um conserto muito mais barato do que uma junta de cabeça estourada.

A prevenção é melhor que a cura
Aquela velha história, né. Mas o velho ditado é verdadeiro aqui. Desde estacionar na sombra em dias quentes e ensolarados, até verificar regularmente o nível do seu líquido de arrefecimento e ficar de olho no seu medidor de temperatura, você também pode manter a temperatura do seu carro baixa abrindo as janelas para se livrar do ar quente. Você só precisa limpar e lavar o sistema de refrigeração do motor a cada 40.000 milhas ou mais, mas é sempre uma boa ideia ter assistência em caso de quebra, caso você precise de ajuda.
Se o seu motor superaquecer, dois passos rápidos que você pode tomar são desligar o ar condicionado e abrir as janelas. Ligar o aquecedor e os ventiladores pode ajudar a transferir o calor do motor para a cabine, mas se estiver quente lá fora, nem sempre é uma ótima opção.
Se você estiver preso no trânsito, tente colocar sua van em ponto morto e acelerar o pedal do acelerador algumas vezes. Isso pode resfriar o motor sugando mais água e ar através do radiador. Você pode descobrir que parar é a melhor opção, porém. Levante o capô e espere as coisas se acalmarem. Se não se acalmarem, ou se você estiver realmente preocupado, encontre a oficina mais próxima ou entre em contato com a assistência rodoviária e reze para que eles cheguem até você rapidamente.