Prós e contras da mudança: vale a pena?

Fevereiro de 2023
Mark Newberry, diretor comercial e porta-voz de sustentabilidade do Europcar Mobility Group UK, analisa alguns dos desafios enfrentados por empresas que tentam fazer a transição para emissões zero
Em janeiro de 2023, a SMMT relatou que as vendas de novos carros elétricos a bateria (EVs) superaram as vendas de carros a gasolina em dezembro, aumentando 52,5% em relação ao ano anterior. Estatísticas encorajadoras no mundo dos EVs.
No entanto, um relatório recente do governo sobre pontos de carregamento de veículos elétricos públicos revelou que a rede de carregamento cresceu apenas 31% no mesmo período.
Embora este seja um progresso inegável e existam algumas organizações incríveis liderando a carga (com o perdão do trocadilho) e investindo pesadamente na rede, pode parecer que está na pista lenta enquanto as vendas de EVs ultrapassam na pista do meio. Certamente, o investimento atual na infraestrutura de carregamento não parece estar pondo fim às crescentes reclamações e filas nos pontos de carregamento.

Desafios contínuos com a infraestrutura de carregamento de veículos públicos alimentaram o aparente desdém da mídia mainstream por veículos elétricos e seu potencial verde. É uma questão desconfortável, mas será que eles têm razão?
Uma pesquisa recente da Europcar descobriu que 59% dos motoristas preferem carregar em casa em comparação com 23% no trabalho e 18% ‘em movimento’.
Isso não apenas destaca os problemas de conveniência que existem atualmente, mas também os custos. Pesquisas recentes da RAC sugeriram que o custo de carregamento rápido de um carro elétrico usando uma rede de carregamento público aumentou cerca de 50% nos últimos oito meses. No entanto, também descobriu que aqueles que carregavam em casa ainda estavam obtendo “ótimo valor” apesar do aumento dos custos de energia.
Para que os motoristas – e empregadores – tenham confiança em mudar para veículos de emissões zero, é essencial que mais carregadores, especialmente carregadores rápidos, estejam disponíveis e que a confiabilidade seja dramaticamente melhorada. Mas, a curto prazo, para aqueles que têm a sorte de ter estacionamento fora da rua e uma autonomia suficiente para suas viagens regulares, carregar em casa é uma boa solução e apoia com sucesso a transição para a mobilidade sustentável.
Em termos de incerteza sobre o desempenho e o impacto na produtividade dos negócios de todos os veículos elétricos, a melhor maneira de aliviar isso é que as empresas possam experimentar o elétrico em condições reais. Muitos fabricantes e grupos de concessionárias estão oferecendo test drives e empresas de mobilidade como a Europcar oferecem experiências mais longas de ‘experimente antes de comprar’.
Claro que ainda existem desafios com a cadeia de suprimentos, nervosismo dos motoristas e altos preços dos veículos, tornando compreensível por que tantas frotas empresariais não estão totalmente prontas para fazer a transição para emissões zero. Mas há uma verdadeira disposição para a mudança. Na Europcar, estamos vendo nossos próprios motoristas de carros da empresa aderirem à mudança, com 75% dos pedidos de veículos de carros da empresa sendo EVs e 15% híbridos. A média de CO2 para esta frota é de 17g, em comparação com 114g há 12 meses. E é importante não ignorar os benefícios fiscais para empregadores e, mais importante, para os funcionários, com grandes reduções no imposto sobre carros da empresa, bem como as reduções regulares nos custos de combustível. Embora a eletricidade esteja mais cara do que há um ano, ainda está proporcionando uma economia de custos significativa em geral.
Agora é a hora de os gerentes de viagens de negócios e frotas agirem. É hora de aproveitar as ofertas de ajuda para ganhar compreensão. É hora de construir confiança na mobilidade elétrica. É hora de aprender onde ajustes precisarão ser feitos nos modelos operacionais. É hora de abraçar a mobilidade verde.
Porque se não for agora, quando. E se não for você, então quem.