Cortesia vs Aluguel: Escolha a melhor opção de mobilidade

Cortesia vs Aluguel: Escolha a melhor opção de mobilidade

05.05.2023

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2 de maio de 2023

O Europcar Mobility Group UK e a Modern Insurance Magazine recentemente organizaram um evento de mesa redonda para discutir como a indústria de seguros pode encontrar as soluções de mobilidade mais adequadas para os clientes.

O Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Europcar, Seguros, James Roberts, sentou-se com seis especialistas dos setores de seguros, locação de crédito e reparadores:

Kevin Branchflower, Diretor de Crescimento, Vehicle Replacement Group

Chris Edwards, Diretor de Desenvolvimento de Automóveis, QuestGates

Chris Guy, Líder de Aquisições, Aviva

Wayne Mason-Drust, Diretor Geral, Accident Express Group

Kirsty McKno, Diretora Geral, Cogent Hire

Owain Reid, Proprietário de Gestão de Fornecedores – Transição de Seguros

O grupo foi direto ao grande problema: o custo dos carros de cortesia e se um modelo de locação é mais econômico para oficinas de reparação em um mundo pós-pandemia. A série de desafios que aumentam o custo dos carros de cortesia, desde dificuldades na obtenção de novos veículos e a falta de descontos de fabricantes disponíveis até os crescentes custos de serviços, manutenção e seguros, foram debatidos. A falta de flexibilidade quando uma oficina de reparação está “presa” a uma frota de cortesia por vários anos é outro desafio.

Historicamente, os custos de aluguel têm sido uma barreira para oficinas de reparação que podem ter considerado alugar conforme necessário em vez de manter uma frota de veículos de cortesia. Mas os tempos mudaram. A Europcar agora está vendo o custo dos contratos de leasing de carros de cortesia quase igualando o do aluguel diário, o que significa que o aluguel é uma rota mais econômica para muitos se utilizado de forma eficiente.

 

Veículo equivalente

A questão das apólices que prometem um veículo de cortesia equivalente também precisa ser navegada. Com a variedade de veículos nas estradas hoje cada vez maior, manter essa promessa se torna cada vez mais desafiador, especialmente se escolhendo de um pool limitado de veículos de cortesia na frota. O grupo reconheceu que quando um reparador não pode fornecer um veículo de cortesia adequado, o cliente muitas vezes espera que o segurador intervenha e encontre uma solução de mobilidade alternativa.

Os atrasos nas peças e o aumento dos custos de reparação aumentam o desafio. A opção de reparadores liberarem veículos seguros de volta aos segurados temporariamente, enquanto aguardam a entrega de novas peças para reduzir a dependência de veículos de cortesia e aliviar a pressão sobre os reparadores, foi examinada. Com as oficinas de reparação enfrentando uma infinidade de desafios, o acesso a veículos a preços razoáveis foi destacado como uma solução para reduzir a necessidade de manter e gerenciar sua própria frota. No entanto, se as oficinas de reparação forem forçadas a se concentrar demais na gestão de frotas, isso pode desviar a atenção de suas principais prioridades.

Todos ao redor da mesa concordaram que, em um mundo ideal, uma avaliação deve sempre ser realizada para determinar a ‘necessidade genuína’ de um veículo de substituição.

Fechando a lacuna de mobilidade

A entrega e coleta podem tornar o modelo de carro de cortesia a opção mais eficiente em termos de tempo, já que um carro de cortesia é entregue quando o carro do cliente é coletado, fechando a lacuna de mobilidade. No entanto, qualquer falha ou atraso na entrega e coleta impactará o cronograma de reparo, e este é outro exemplo de onde a oficina de reparação pode ter que dedicar recursos internos a tarefas de gestão de frotas não essenciais. Um sistema de gestão de frotas robusto pode fazer toda a diferença, permitindo que os reparadores conversem com os clientes para encontrar um dia adequado para que os reparos ocorram quando eles não precisarem de outro veículo.

Encontrando o equilíbrio perfeito

O grupo concluiu que um modelo híbrido, com oficinas de reparação alugando alguns veículos e contando com o aluguel para preencher quaisquer lacunas, seria a melhor solução a longo prazo para gerenciar a demanda, a carga de trabalho e os custos. Maior integração entre reparadores e fornecedores de veículos permitiria que isso funcionasse sem problemas; redes de oficinas de reparação trabalhando juntas iriam ainda mais longe para agregar a demanda e reduzir a responsabilidade de gestão de frotas.

O grupo também concordou que uma maior educação do cliente – incluindo sobre o custo dos veículos de cortesia sendo adicionados aos seus prêmios ou em algum ponto no percurso de sinistros – traria o benefício de reduzir a demanda por veículos equivalentes, reduzindo assim a pressão do mercado. No entanto, todos os participantes ao redor da mesa concordaram que a experiência do cliente deve ser mantida em mente. A importância da indústria trabalhar em conjunto, mantendo as conversas abertas enquanto fecha lacunas nas soluções de mobilidade, reduzirá a pressão sobre a indústria e a cadeia de suprimentos.

Para ler o relatório completo da mesa redonda, clique aqui

 

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