A capital tornou-se uma das cidades mais cosmopolitas da Europa num curto espaço de tempo. O Norte e a natureza que exibe são demasiado belos. O litoral e as praias do Sul convidam a um pôr-do-sol genuinamente romântico, mas não menosprezemos o interior: o calor que o Alentejo nos impõe em agosto não nos inibe de o conhecer. Ao contrário, suscita-nos a curiosidade esse tempo que abranda, sossega. E não esqueçamos as nossas ilhas, que nos maravilham com a sua tranquilidade e harmonia. As sugestões de destinos que se seguem são bastante simples e conhecidas, mas há quanto tempo não visita esses lugares?
Aproveite o momento e deixe-se levar na aventura de conhecer o coração do país.
”Lisboa, menina e moça”
Lisboa é a capital e é por aqui que sugerimos começar a viagem. No meio de tanta oferta que a cidade tem a propor, improvise e deixe-se encantar pelas raízes da cidade. Apanhe o famoso elétrico 28. Se passar pela Praça do Comércio ficará a conhecer as principais ruas da cidade. O Príncipe Real, o Jardim e a Basílica da Estrela são também pontos obrigatórios, assim como os diversos miradouros, como o da Senhora do Monte e de Santa Luzia. Passeie (muito!) a pé pelas ruelas da Graça, do Bairro Alto e de Santa Catarina. Por fim, vá até Belém e não deixe de provar os famosos Pastéis de Belém.
Sintra, cidade de encantos e mistérios
Inspire-se pelo autêntico conto de fadas que é Sintra, Património Mundial da UNESCO, terra de delícias e encanto. Venha conhecer o Parque Natural de Sintra-Cascais que se estende até ao Cabo da Roca. O misticismo que envolve o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros ou a Quinta da Regaleira não lhe passará despercebido.
Lisboa e Sintra são, contudo, destinos óbvios em Portugal. Já pensou em visitar o país sem turistas?
Comporta, A sublime
Quem não é fã de luxo? Zona de refúgio e com praias de sonho, a Comporta é absolutamente deslumbrante com quilómetros de areia branca e águas cristalinas para se perder em paisagens idílicas. Mais romântico ainda, passeie a cavalo, ao longo da costa. Irá ouvir falar muito da Herdade da Comporta, do Cais Palafítico da Carrasqueira ou das Ruínas Romanas de Troia.
A atmosfera descontraía de Sagres
O Algarve é, entre muitos motivos, conhecido por ter alguns dos melhores locais para a prática de surfe e é a sua vez de conhecer Sagres! A rua principal liga o porto de pesca à Praia da Baleeira, uma das mais belas, e a Praia do Tonel é uma praia quase selvagem também muito conhecida no meio surfista. Não saia da cidade sem passar pela Fortaleza de Sagres ao final do dia. Esta imagem domina a vila.
A maravilha natural da Serra da Estrela
Grande parte dos turistas visita a região durante o período de neve. São vários os roteiros organizados e que se adaptam à disponibilidade e tempo que pretende dedicar a esta região. Deixamos-lhe uma opção bastante completa: Lapa dos Dinheiros – Loriga – Lagoa Comprida – Torre – Covão d’Ametade – Vale Glaciar do Zêzere – Poço do Inferno – Manteigas – Vale do Rossim – Sabugueiro – Seia – Gouveia.
Porto, a invicta
É impossível não se apaixonar pela cidade “invicta” e são vários os locais a visitar. Destacamos a Avenida dos Aliados e a Livraria Lello, uma das livrarias mais lindas e prestigiosas do mundo, que serviu de inspiração a J.K. Rowling para escrever a saga de Harry Potter. De resto, explore a Torre dos Clérigos, a Sé, a Ribeira, zona mais emblemática da cidade, ou ainda Serralves.
A cidade dos arcebispos.
Ainda não conhece Braga? Fundada pelos romanos há mais de 2000 anos é das cidades cristãs mais antigas do mundo. Em 2019 foi considerada 2º melhor destino turístico europeu! Conheça os monumentos, a gastronomia, o artesanato e as tradições que caracterizam esta cidade.
Gerês, o mestre da receção
Não é possível deixar de fora o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Converta-se a um dos locais mais bonitos de Portugal, paraíso para os amantes da natureza. Há montanhas, trilhos, cascatas, lagoas, matas e aldeias com tradições seculares. Reserve, por isso, 2 ou 3 dias para se apaixonar por esta obra-prima.
O paraíso açoriano
Não conhecerá Portugal na sua plenitude enquanto não visitar as suas ilhas. Rume em direção ao arquipélago dos Açores, composto por nove ilhas, cada qual com a sua própria identidade. Mas por onde começar? A resposta é fácil: São Miguel! A ilha apresenta umas das paisagens mais emblemáticas do arquipélago (Lagoa das 7 cidades).
Madeira, a ilha das flores
Está num autêntico paraíso, mas explorar bem a ilha irá depender do tempo que tiver disponível. Deixamos algumas propostas de lugares fantásticos que, muito certamente, irão surpreende-lo: Funchal (capital), Levada do Caldeirão Verde e Caldeirão do Inferno, Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo e o Trilho da Vereda do Pico Branco à Terra Chã.
Dentro ou fora do continente, em qualquer um dos locais recomendados sugerimos sempre alugar um carro para viver e conhecer Portugal. A Europcar será, sem dúvida, o seu melhor companheiro de viagem!