Etiqueta empresarial na França

Para manter relações comerciais internacionais bem-sucedidas, é importante observar as regras básicas do outro país. Embora a Alemanha e a França sejam vizinhas, ainda existem algumas pequenas, mas significativas, diferenças. Abaixo, apresentamos os pontos mais importantes a considerar ao fazer uma viagem de negócios à França.
O que fazer
– A vestimenta de negócios deve ser um terno ou combinação (cinza, preto, azul), mas gravatas não são obrigatórias. Preste atenção à qualidade e ao ajuste do seu guarda-roupa.
– Os franceses valorizam status e títulos. A forma correta de tratamento inclui o título e a posição (“Monsieur le directeur”, para proprietários de empresas “Monsieur le président”) ou a forma de tratamento e o sobrenome (“Monsieur Ferre”).
– Ser muito direto é considerado rude – a diplomacia é necessária. Aja com moderação. Apenas apresentar pontos fortes pode ser percebido negativamente. Não há problema em admitir erros.
– Convites nunca devem ser recusados. Na França, muitas coisas ainda são negociadas durante as refeições. No entanto, assuntos de negócios só surgem na sobremesa, nunca antes. Preste atenção aos bons modos à mesa.
– Contas separadas não são comuns na França; uma pessoa sempre paga por todos na mesa.
– Cafés da manhã de negócios estão se tornando cada vez mais populares.
– Espera-se domínio da língua francesa. Aprenda pelo menos as saudações básicas no idioma local. Você também pode ganhar pontos com conhecimento sobre a cultura francesa.
– Os franceses são individuais e emocionais nos negócios também, e a confiança é baseada na pessoa (ao contrário dos alemães, que ganham confiança através do desempenho e conduzem negócios de maneira factual e técnica). Isso significa: mostre flexibilidade, não insista em procedimentos, mantenha a calma durante interrupções e planeje tempos de buffer. Resuma regularmente o status do projeto.
– Os carros não têm tanto status na França quanto na Alemanha; são objetos utilitários. No mundo dos negócios, o lema “menos é mais” se aplica. Assim, carros menores são alugados com mais frequência.
– Devido às situações de estacionamento, recomenda-se um carro menor. Nada parece menos confiante do que um visitante alemão se atrasar porque passou muito tempo procurando uma vaga de estacionamento com um carro grande.
– Planeje tempo suficiente para viajar até seus compromissos, especialmente em grandes cidades como Paris, onde as ruas costumam estar congestionadas.
O que não fazer
– Os franceses não gostam de ser questionados sobre sua renda e profissão – isso é considerado invasivo.
– Evite dar crisântemos como presentes de flores, pois são usados apenas para ocasiões de luto.
– Evite ajudar uma senhora a tirar o casaco – muitas mulheres francesas acham isso desconfortável.
– Como mulher, nunca sirva vinho para si mesma.
– Nunca dilua o vinho diretamente com água; use um copo separado.
– Respeite os limites de velocidade, pois há muitos radares de velocidade na França.