10 ideias de conversa para engajar clientes no trânsito

Resumo
- 1. Aposte nas crianças
- 2. Política é um assunto proibido, mas a cultura tem luz verde
- 3. Partilhe boas memórias
- 4. Dê as boas-vindas à “geração miau”
- 5. Preparado para ser surpreendido?
- 6. Pergunte-lhe sobre os seus gostos pessoais
- 7. Quando estiverem no carro, fale sobre carros
- 8. Crie laços através da gastronomia
- 9. Até pode gabar-se
- 10. Faça-o rir
Estar num carro com um cliente não tem de ser estranho ou aborrecido. A seguir encontra as nossas sugestões para aligeirar o ambiente e divertir-se enquanto conduz no seu carro de aluguer.
Aposte nas crianças
É uma boa maneira de criar laços. Vamos pensar que o seu cliente tem orgulho nos próprios filhos e vai falar extensivamente sobre os seus vários feitos. Mas não revire os olhos quando o seu cliente se gabar da paixão do jovem Kevin por lutas de escaravelhos.
Política é um assunto proibido, mas a cultura tem luz verde
Tal como num jantar de Natal, não vai querer abordar assuntos sensíveis sobre política ou religião. É um território espinhoso e sensível. Em vez disso, pode trocar pontos de vista sobre o último livro que leu ou sobre a última série que viu. Podem não concordar, mas pelo menos não vão despistar-se.
Partilhe boas memórias
Não importa a sua idade, género ou cor de cabelo, todos temos uma coisa em comum: planear as próximas férias. Pergunte-lhe sobre os planos para o futuro, o seu cliente vai sorrir de orelha a orelha, não temos dúvidas. E se ainda não tiver planos pode falar sobre as melhores férias que já teve. O seu cliente vai adorar partilhar essas memórias.
Dê as boas-vindas à “geração miau”
Se o seu cliente é suficientemente novo para saber o que é um “meme”, poderá falar sobre o último vídeo, meme ou GIF viral que viu. O seu nível de interesse vai aumentar de certeza.
Preparado para ser surpreendido?
Qual é o seu passatempo? Aqui está outro tópico de conversa. Provavelmente o seu cliente vai sentir-se elogiado pelo seu interesse e você poderá surpreender-se ao descobrir que esta pessoa aprumada sentada ao seu lado no carro adora concursos de cães.
Pergunte-lhe sobre os seus gostos pessoais
Dependendo da relação que tem com este cliente, faça-lhe perguntas tolas, que é uma boa maneira de se rirem. Rolling Stones ou Beatles? Ananás na pizza: definitivamente sim ou um total absurdo?
Quando estiverem no carro, fale sobre carros
Não tem de ser algo técnico, mas pode falar-lhe sobre a sua última viagem de carro que fez recentemente quando alugou um carro na Grécia e o seu cliente poderá falar sobre o primeiro carro que comprou quando ainda estudava.
Crie laços através da gastronomia
A comida é um excelente tópico de conversa porque toda a gente adora comer, certo? Pergunte-lhe sobre a comida preferida, o melhor restaurante ou a pior comida que já provou.
Até pode gabar-se
Digamos que está a conduzir em Praga e é entendido em arquitetura. Fale-lhe sobre o Palácio de Kinksy ou o significado artístico da Ponte de Čechův, não só o seu cliente vai conhecer uma faceta sua, como vai ter histórias interessantes para contar quando regressar a casa.
Faça-o rir
Falar sobre as últimas notícias pode ser delicado e até mesmo deprimente. Para manter a conversa ligeira pode partilhar notícias pouco habituais e histórias divertidas que leu recentemente, como esta: “Feminista perturba horário de alimentação de porco espírita”. Sinceramente, quem consegue ficar sério a ouvir isto?